sexta-feira, 27 de novembro de 2009

“É uma satisfação e orgulho pessoal”


Aos 32 anos, é recordista de internacionalizações. Admite que lhe falta um título de Campeão Nacional na vertente de campo mas sente-se orgulhoso pela carreira que tem. Recentemente foi eleito o Jogador do Ano para a Federação Portuguesa de Hóquei, prémio que vai receber este sábado na I Gala do hóquei em campo.

Tiago Marques

É um ícone do hóquei em campo nacional e recebe agora a primeira distinção a preceito.
“É o reconhecimento do serviço que dei à modalidade, uma satisfação e um orgulho pessoal”. É assim que Zé Catarino, atleta mais internacional com um total de 131 internacionalizações, reage à eleição de Jogador do Ano pela Federação Portuguesa de Hóquei.
Foi capitão da Selecção Nacional de hóquei em campo – ainda o é na vertente de sala – e também ostenta a braçadeira na Académica de Espinho, o clube do coração. Nos «mochos» dominou a vertente de hóquei de sala entre 1998 e 2003 mas nunca conseguiu fazer o mesmo no hóquei em campo: “Na minha carreira falta um título de campeão nacional de hóquei em campo, mas um balanço positivo ou negativo, não se faz com base na conquista de um título”. O número 4 da Académica e da Selecção Nacional acrescenta que se considera “satisfeito com as prestações durante toda a carreira quer na Selecção, quer no clube” e até se mostra esperançado num futuro promissor da modalidade: “O hóquei já passou por muitos altos e baixos e agora está numa fase ascendente e espero que não haja mais recuos. É preciso continuar a apostar muito na formação e acredito que tanto a Federação como os clubes já abriram os olhos para essa realidade”.
Neste momento faz parte do grupo de trabalho de Ezequiel Paulón, Seleccionador Nacional, na preparação para o Europeu de Divisão B, na vertente de hóquei de sala, que se realiza em Poznan, na Polónia, de 15 a 17 de Janeiro do próximo ano. Este Europeu deve ser o último de Zé Catarino ao serviço dos Linces e por isso poderá ter um sabor especial: “É público que tenho preferência pelo hóquei de sala e a minha carreira foi muito mais marcada nesta vertente. Neste Europeu vamos com o objectivo de ascender à Divisão A mas vai ser muito duro. É possivelmente o calendário mais difícil dos últimos anos. Ainda assim, se conseguirmos a subida, seria terminar com a cereja no topo do bolo”.
Sobre o futuro, ainda muitas dúvidas. Ainda não pensa em pousar o «stick» mas sabe que no dia em que o fizer vai continuar ligado ao clube em funções que já, pontualmente, assumiu: “Ainda não pensei em passar para treinador ou dirigente mesmo sabendo que será uma função que inevitavelmente irei exercer. Vou continuar no clube do meu coração até porque há um objectivo determinante para o futuro do clube que temos que atingir: o campo sintético. Sempre houve promessas, mas sinto que nunca houve grande interesse em se avançar com esse projecto. Havia uma promessa do presidente da câmara que saiu nestas últimas eleições e com a mudança na liderança na autarquia, todo o processo vai ter que começar. É importante que isso evolua favoravelmente porque o sucesso da Académica de Espinho depende também disso”.

Lista de eleições da I Gala do hóquei em campo:
Jogador do Ano – Zé Catarino (AA Espinho)
Jogadora do Ano – Carla Santos (AD Lousada)
Jovem Jogador do Ano – Luís Tavares (GD Carris)
Jovem Jogadora do Ano – Mariana Silva (Alfândega da Fé)
Melhor Marcador 2008/09 – Bruno Santos (AD Lousada, 48 golos em hóquei de sala) e Catita (União de Lamas, 20 golos em hóquei em campo)
Melhor Marcadora 2008/09 – Cláudia Fidalgo (Lisbon Casuals, 8 golos em hóquei de sala) e Vanda Ferreira (Belenenses)
Árbitro do Ano – José Ribeiro
Juiz do Ano – Dulcineia Fernandes
Dirigente do Ano – Vítor Valinhas (Presidente do AD Lousada)
Treinador do Ano – Ezequiel Paulón (Seleccionador Nacional)
Fair Play – Lisbon Casuals
Clube do Ano – AD Lousada
Jornalista do Ano – Marta Fernandes (OJOGO)
Adepto do Ano – Luís Sequeira
Carreira – Jorge Pinto de Sousa (Médico das Selecções Nacionais)
Dedicação – Manuela Rocha (Funcionária da Federação Portuguesa de Hóquei)
Amigo do Hóquei – BDO, patrocinador da FPH nas últimas três épocas.
Personalidade do Hóquei – Fernando Póvoas